segunda-feira, 31 de março de 2014



Como relaxar o corpo e a mente da rotina de trabalho

O dia a dia é construído por regras que conduz o ser humano a trabalhos repetidos e geralmente realizados em um mesmo espaço físico, por isso quando o indivíduo viaja ou se envolve com uma atividade relaxante a sensação de bem-estar provoca um alívio e um entusiasmo natural para explorar o que é novo.
Respirar outros ares é um remédio bem recomendado para aliviar a tensão e estresse da rotina, e uma viagem é uma opção excelente para dedicar tempo ao relaxamento do corpo e mente.

Às vezes o cuidado com a saúde fica restringida às preocupações com a manutenção de um plano de saúde, ida ao médico, realização de exames. Mas a prevenção pode ser muito mais simples, como por exemplo dedicar um tempo por dia para uma leitura prazerosa, um hobby que faça a mente e o corpo relaxarem, ou a escolha de uma viagem, como citado acima, o que transporta a pessoa para uma atmosfera completamente diferente e nova.

É natural para o homem buscar conhecer e provar novas experiências quando está em um ambiente que oferece possibilidades. Esse sentimento de descoberta resultou em muitas conquistas, é só projetarmos nosso olhar para o passado e enxergar o que a história nos conta.

Os grandes navegadores, movidos talvez, principalmente pela ânsia de encontrar riquezas, mas também com o sentimento peculiar de abrir novos horizontes e desmistificar crenças, colocou o medo do desconhecido em segundo plano, dando espaço à coragem e bravura de explorar o que era misterioso.
Nos dias atuais, o cenário é bem outro, mas o sentimento, focando em um indivíduo comum, é bem parecido. Ainda mais quando há a necessidade de superar o cansaço e o desgaste provocado pelos dias contínuos de trabalho.

Com essa preocupação algumas empresas investem em espaços de bem-estar para que os funcionários possam fazer exercícios de relaxamento, espaços para conversar e tomar um cafezinho com os colegas de trabalho na hora do intervalo, são ações válidas também.

Entretanto, a dúvida do que fazer nas horas vagas deve ser compensada com a certeza de entregar-se ao que mais se gosta de fazer. A mente de uma pessoa relaxada é mais propícia a se sentir motivada para recomeçar com toda a força, ao voltar de um período de pausa, como de uma férias.

Mesmo se não houver uma situação financeira desejada, algumas atitudes simples fazem a diferença, uma ida ao cinema com os amigos, um passeio pelo parque, uma visita à uma exposição, são várias oportunidades para sair do habitual e compensar a mente com valiosas informações. É a chamada faxina mental, como alguns terapeutas gostam de dizer.

É de conhecimento geral que a sensação de estresse e ansiedade provoca inúmeras doenças, o controle desses sentimentos negativos evita o desgaste da saúde e serve como o melhor tipo de prevenção. As consequências também são percebidas na hora do sono, e uma noite tranquila não tem preço.

O que você faz para sair do estresse?

Sem comentários: